domingo, 30 de janeiro de 2011

Um Maluco, uma Bike e a vontade de conhecer o Brasil



Meu pai tinha me mostrado uma matéria num site local de um cara que saiu de Tocantis e estava percorrendo o Brasil e passava por Campo Grande, logo em seguida sai a pé para ir no banco, quando no caminho perto de um ponto de ônibus vejo um maluco empurrando uma bike, reconheci na hora, era o cara do site, não perdi a oportunidade de ter um bom papo com essa figura.


Seu nome é José Nilton e tem 54 anos, me contou que começou sua aventura em junho de 2009 saindo de casa com o desejo de conhecer todo Brasil, foi com 9 mil reais no bolso que já acabou, hoje continua a viagem com a solidariedade humana. Ele é um cara simples com uma bicicleta básica de aço, bagageiro improvisado que é até parafusado e soldado no quadro de forma improvisada, mas esse cara com essa cara de Raul Seixas mulato é um verdadeiro maluco beleza no bom sentido, sempre bem humorado, educado e mostra que apesar de simples, sem grandes recursos, é muito inteligente, me contava empolgado detalhes da sua viagem com uma memória espetacular contando as curiosidades do caminho.




Sua viagem começou no Tocantis e partir daí fez um verdadeiro zig zag, indo e voltando sem seguir uma rota certa, já está no 10º par de pneus e já percorreu todo Norte, Nordeste e completando agora o Centro-Oeste, já passou por lugares inusitados, enfentando trechos totalmente desabitados e até foi assaltado, de acordo com seu relato já fez 27 mil km e seu objetivo final é chegar aos 40 mil km.


Relativamente no começo da viagem foi assaltado no Amapá a base de facão, roubaram tudo dele, sua máquina digital, roupas, etc, só ficou com a roupa do corpo, a bike e seus documentos, isso depois de muita conversa, nesse momento ele pensou em desistir, mas continuou e não se arrependeu.


Uma das curiosidades foi no estado de Rondônia, seu pneu furou, ou melhor, rasgou, sem chance de arrumar então empurrou a bike por 24km até chegar no pequeno município de Nova Califórnia, só que era um sábado e o dono da única bicicletaria que poderia arrumar era evangélico adventista e falou que sua religião não permitiria mexer na bike aquele dia, resultado, teve que esperar até segunda pra resolver dormindo no mato em sua rede. No Amazonas pegou a estrada que chama de Ex-BR319, totalmente abandonada e sem nada, um trecho bem longo e desabitada, o exército não aconselhou a pegar esta estrada, mas mesmo assim foi, forneceram comidas rápidas e uma espiriteira para preparar sua comida, lá também conheceu o mosquito Flebótomo, muito comum na região, descobriu que não pode entrar no rio antes das 9hs e depois das 18hs, horário de maior incidência do mosquito, no Amazonas e Amapá só dormiu no mato no meio da estrada, e suas histórias iam embora...!


O curioso que ele carrega vários cadernos que são escritas mensagens por todas pessoas que de alguma forma participa de sua aventura, ajudando, auxiliando, etc, com data, horário, tudo bem catalogado, e claro que também deixei minha mensagem de boa sorte no restante da sua aventura.



Depois de conhecer esse figura vemos que nós mesmos colocamos obstáculos para não realizarmos nossas aventuras, porque não existe data, hora e nem momento certo, é só querer, ter coragem e realizar, ele sem grandes recursos está realizando seu sonho, só é a prova que somos capazes, então desafie seus sonhos e os realize.


2 comentários:

  1. Que vontade de conhecer esse maluco beleza!! Admiro a coragem dele que é capaz de vencer qualquer impedimento para viver essa aventura.

    ResponderExcluir
  2. Que baita exemplo, desafiar os sonhos e fazer acontecer... Yes we can... Na medida do possível vamos desafiando a sanidade e realizando, pedalando, chegando e voltando.

    ResponderExcluir