segunda-feira, 18 de abril de 2011

Patagônia - sonho de todo cicloturista




          Todo verdadeiro cicloturista de alma sonha em um dia trilhar os caminhos gelados da Patagônia (inclusive eu), é um lugar mistico com uma forte energia, magnetismo, capaz de se sentir no infinito, num paraíso cheio de mistérios e paisagens alucinanes, sentir como somos tão pequenos perto da grandeza da mãe natureza com sua majestosa beleza e imponência, um lugar de reflexão pra se desligarmos dos bens materiais, um lugar pra sentir o vento, o frio, de se esquentar numa fogueira, dormir num acampamento improvisado e cozinhar e comer o básico, um lugar aonde a higiene pessoal tem que ser praticada do modo mais rústico existente, aprender a viver sem luxo e com o necessário, um lugar de auto-sobrevivência, aonde aprendemos a valorizar as coisas simples da vida e exaltar nossos verdadeiros valores.


          A Patagonia é uma região natural que se localiza no sul da América do Sul, abrangendo quase um terço dos territórios da Argentina e do Chile. São quase 800.000 quilômetros quadrados de território virgem, pouco explorado e de escassos habitantes. Uma região riquíssima em recursos naturais de imcomparável beleza, fazendo deste lugar um dos mais belos do planeta.


          Começa perto do paralelo 37 e estende-se até a ilha da Terra do Fogo, cuja capital é Ushuaia conhecida como o fim do mundo, com suas paisagens contrastantes para oeste está o mar do pacífico, de norte a sul corta a Cordilheira dos Andes, no centro da região, a Patagônia extra-andina, desértica, formando pedregosas mesetas e grandes extensões de campo, para o leste encontra-se a Costa Atlântica . E para o sul, chega-se até a Ilha Grande da Terra do Fogo.

video de 2 cicloturistas brasileiros

A Rota 40, principal rodovia que leva ao extremo sul da Patagônia Argentina, de ponta a ponta tem uma extensão superior a 5.000 kms e é paralela à cordilheira dos Andes, portanto atravessa a Patagónia argentina em cerca de 2.700 km. Uma estrada que a paisagem parece se repetir, mas não cansa de olhar, se encontra poucos carros e quase nenhuma alma viva, nessa parte do mundo você pode andar horas e horas e não encontrar ninguém. Existe menos um habitante por quilômetro.

video Rota 40

Um comentário:

  1. Erich,
    Safadeza esse post! Agora se vira aí que precisamos planejar quando saímos rumo a Patagônia heim! XD
    O título do post já diz tudo, é o sonho de todo cicloturista mesmo, ainda terei fotos desse lugar.
    Parabéns pelo blog, está cada dia melhor.

    ResponderExcluir