quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Híbrida - primeiras impressões


     Primeiro preciso explicar o que seria uma bike híbrida, já que muitas pessoas não conhecem esse conceito, o básico seria uma mistura de uma speed com uma mtb, rodas 700c com componentes de mtb, objetivo de ter maior rendimento pelas rodas maiores não tirando o conforto de uma mtb, uma bike urbana e leve, pneus mais grossos do que uma speed, assim furam muito menos e dão mais conforto, e usando um pneu misto encara tranquilamente uma estrada de terra, algumas vem com freio a disco oferecendo mais segurança. É um conceito muito utilizado na europa e pra cicloturismo, já que normalmente elas vem com entradas pra bagageiro, para-lamas, inclusive garfo rigido com entrada pra bagageiro dianteiro, algumas são equipadas com suspensão dianteira. No Brasil esse conceito ainda não é muito difundido, inclusive se acha poucas opções de bikes desse tipo, mas pouco a pouco vai conquistando novos adeptos e mercado.

    
     Já estava a muito tempo atentado a pegar uma bike híbrida, pesquisei modelos, pontos fortes e fracos, tudo que poderia me ajudar nessa decisão, não estava satisfeito com minha 26’, estava achando que me cansava mais rápido e cada vez mais me sentia perdendo rendimento, e estou falando de pedais normais, nada fora de normal, e também como estou numa fase bem mais de asfalto do que trilha, achei que viria bem a calhar.


     Achei a Giant Seek que me agradou muito, além de discreta, tem os suportes de bagageiro dianteiro e traseiro, geometria bem legal, e ainda no site que pesquisei tinha o tamanho Small, aliás só tinha esse tamanho, porque já é raro achar hibrida no Brasil, é bem limitado esse mercado, e no tamanho Small mais ainda, em uma promoção de final de semana arrematei a bike na NetShoes, e depois de comprar já ficou indisponibilizada no site, era pra ser minha, última unidade.

     Chegando a bike fiz uns up’s, ela é original 24v Acera, coloquei minha transmissão Sram X5 27v e um pedivela integrado 48-36-26, pra completar só falta um freio hidráulico que em breve vai vir.


     Prontinha fui testar num pedal noturno pela cidade com a galera, gostei bastante, era o gás que precisava pra reanimar com a bike, nas subidas senti bastante, força mais as pernas, senti um cansaço a mais, normal pra quem sai de uma 26’ pra uma 700c e com um pedivela de mais dentes, mas isso é adaptação, mas quando passa dos 20km/h consegue manter a velocidade sem grandes esforços, sempre tem tração, então descendo bem vai conseguir subir melhor já aproveitando o embalo, o que senti bastante falta foi a suspensão, quando passa naquelas ruas que tem mais remendo do que asfalto meus punhos sofrem, rs, mas a cada dia vou aprendendo a lhe dar melhor com isso.


     E nesse domingo fui pra Terenos, pegar uma estrada mesmo, é uma pequena cidade que são 70km ida e volta daqui de casa, e na estrada a hibrida é uma maravilha, consegue manter um rendimento bem legal, mas automaticamente você força mais até sem perceber, o que vai sentir no final do pedal,  pelo menos pra mim que estou naquela fase de adaptação, mas no final da avaliação a híbrida está aprovadíssima, mas é uma bike que é pra andar num ritmo mais constante, em baixa velocidade sente mais, em breve faço uma viagem com ela, dai vou ter todas impressões dela.


11 comentários:

  1. Oi Erich,
    Que bom ver teu post sobre a híbrida, demorou mas chegou heim amigo!
    Parabéns pelos pedais e por buscar melhor ritmo. Só toma cuidado pra não forçar teus joelhos.
    Quais seus planos pra próxima viagem?
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Mi, os joelhos não são o problema, e sim os músculos das coxas queimando, rs, e a próxima viagem temos que programar, rs, beijão!

      Excluir
  2. então, Eric,
    no domingo acabei fazendo a Willian Arjona, chegando por Indubrasil...tivemos sorte de não pegar vento, mas a chuva...hehehehe até que foi boa, já que estávamos na terça parte final da pedalada.
    tô curioso para ver esta bike...
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Elton, na volta de Terenos pegamos o toró tb, mais um teste, rs, cheguei quebradasso! É só aparecer nos nossos pedais que vê a bike, abraço!

      Excluir
  3. Beleza, Erich, parabéns pela nova "menina"! Eu me rendi ás rodas 700 há muito tempo, mas por ora voltei ás 26", devido aos problemas de coluna. Minhas 700 estão bem guardadas!

    Grande abraço e excelentes pedais com a nova menina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo, to gostando bastante da hibrida, o rendimento na estrada é incomparável, na subida sofro mais, +pra que existe marcha, e no último caso empurro, rs, abraço!

      Excluir
  4. Erich, me chamo Ricardo e tenho uma hibrida com base no quadro da caloi 10 nova faz uns 02 anos, e quando ontei ela tinha ayté suspa na frente com freios a disco que a muito custo consegui instalar num quadro de speed, quero dizer que suas impressões foram iguais as minhas, ando muito mais com ela e o pessoal de 26" fica reclamando que pedalam muito e eu não. a bike é ótima e sou feliz assim como vc, abraços e bons passeios.

    segue link de minha híbrida com alguns up´s
    http://www.pedal.com.br/forum/agora-sai-minha-hibrida_topic14480_page4.html

    Ricardo Pinto - Fortaleza - Ceará

    ResponderExcluir
  5. Opa Erich, agora tirei minhas dúvidas sobre hibridas, mas vou ficar ainda com Valeu. O seu quadro giant anunciado é 29? Obrigado

    ResponderExcluir