sábado, 21 de abril de 2012

Arte de Sobreviver


Qual melhor maneira de pedalar procurando preservar sua vida? Talvez você me responda: roupas claras, luzinhas na bike, capacete,  será? Desse modo não chamaria mais atenção dos ladrões de bike? Não ficaria mais suscetível a ser assaltado? É um pouco de tudo, infelizmente já não bastando correr o risco diariamente de ser atropelado no trânsito agora se une ao risco de ser roubado, não sabemos se equipamos a bike pra sermos vistos ou se deixamos cada vez mais discreta e apagada pra não chamar atenção dos bandidos, é uma incógnita que vai persistir.


Pra quem usa a bike pra fazer quase tudo, que anda no trânsito, anda de dia, anda a noite, essas preocupações vem mais a tona, até a escolha da bicicleta se inclui nessa conversa, será que é melhor uma bike mais simples, v-brake, cor discreta, e menos chamativa possível, ou não tem problema de ser mais atrativa, freio a disco, etc.


Acho que isso é de cada um, mas tudo vai depender do uso que vai fazer dela, aonde você anda, em que horário, se anda sózinho ou em grupo, só compondo as várias situações que vai chegar a uma conclusão, um bom u-lock também é muito útil e pode ser a divisa da bike ser furtada ou não, não é baratinho, mas é um ótimo investimento, e te dá mais segurança pra prender ela em algum lugar e fazer alguma tarefa pessoal rápida.



Pegar ruas mais movimentadas, com pessoas mais ao redor também ajuda, bem que ao tardar da noite podem estar bem vazias, mas pelo menos poderá imprimir um ritmo mais forte não dando tempo a um malandro pensar em uma ação criminosa, alguns vão achar absurdo, mas dependendo da hora e local até proponho a andar sem o capacete e apagar as luzes da bike, no máximo deixar a traseira acesa, mas não no piscante, isso vai deixar você menos visado, até sendo considerado um ciclista normal sem atrativos para um assalto, é claro que as ações são de cada um, se sentir seguro é o que vale.


No final o mais importante é pedalar e estar feliz com a sua bike, seja qual for o modelo e quanto custar, continuar pedalando é preciso, mas cuidado e juízo nunca é demais!





2 comentários:

  1. Ai...além de cuidar de alguns veículos automotivos, ainda temos q cuidar p não sermos assaltados,,,, é dureza... qdo essa realidade mudará???

    ResponderExcluir
  2. Como já tive 4 bikes roubadas, agora eu tenho 2, uma para o comercial e a outra para meus passeios.A "Caveirinha" que é mais simples, eu uso pra o dia-dia, e a outra que é melhorzinha uso para meus passeios.

    ResponderExcluir